Comandos Da Linha Opala

O Opala teve sua produção iniciada em 1969 até abril de 1992, porém só saíram dois eixos de comando distintos, modelo 4100 ou 151 na mesma graduação ou 250S na linha 6 cilindros. Assim a cada dia que passa existem mais apaixonados pelo carro, buscando melhorias, uma delas é o eixo comando de válvulas.

A GMB lançou na década de 70 o motor 250S, que representava o esportivo da época. Seu comando tinha mais duração e era assimétrico em relação aos eixos 3800 e 4100, que ambos são simétricos. Porém, de fábrica era único motor que saiu com uma "pimentinha" a mais, no entanto pimentinha bem leve. 

Como Opala é nosso carro chefe, temos uma vasta linha de comandos para o mesmo.Os comandos de válvulas existem no mercado para reposição dos motores a muitos anos e atualmente também para performance. Deste modo, segue algumas características de nossos eixos: 

 

Acabamento Nitretado

A camada “nitretada” aumenta muito a resistência ao desgaste por atrito e compressão entre os ressaltos e os tuchos hidráulicos/mecânicos. Este acabamento com espessura entre 0,4 e 0,6 mm tem dureza superior a 750 HV e baixíssimo coeficiente de atrito, resultando em menor consumo e maior durabilidade.

 

Acabamento Oxidado

Para aumentar a resistência ao desgaste, principalmente nos primeiros minutos de funcionamento do motor, um novo e adicional acabamento superficial foi adicionado à linha Kuir de eixos Opala. É a oxidação preta, que diminui ainda mais o coeficiente de atrito na área de contato com os tuchos.

 

Lubrificação com Aditivos Redutores de Atrito

Os eixos comando de válvulas Opala requerem lubrificação especial. Para tal, utilize sempre em seu motor, desde a primeira montagem, lubrificantes com redutores de atrito, nós recomendamos a graxa a base de bissulfeto de molibdênio, como Molycote por exemplo na imagem abaixo.

 

Veja aqui uma imagem do eixo Comando de Válvulas, Nitretado e Oxidado

 

 

 

Matéria-prima dos eixos comando Kuir para Opala 4 e 6 cilindros é o ferro fundido nodular GGG70, só fabricamos peças a partir de fundido novo e gerado em moldes de nossa propriedade.

Com isso, a Classic Racing Part´s em conjunto com a Kuir Performance, lançaram vários eixos com suas características particulares. Segue abaixo na tabela um pouco de nossos eixos, tanto para Opala 4 cilindros como para o 6 Cilindros.

 

 

 

151 / 151 S e 4100 ( Comando Simétrico )

APLICAÇÃO: ORIGINAL, TURBO E ASPIRADO

Duração: 171°x 171° á 0,050”

Lob Center: 105°

Levante: 5,5 mm

Overlap á 0,050" = - 39°

 

Comando 250S (4 e 6 Cilindros - Assimétrico ) 

APLICAÇÃO: ORIGINAL, TURBO E ASPIRADO

Duração: 195° x 187° á 0,050”

Lob Center: 112°

Levante: 5,85 mm

Overlap á 0,050" = - 33°

 

Comando 260S ( 4 e 6 Cilindros - Simétrico)  

APLICAÇÃO: TURBO E ASPIRADO

Duração: 212° x 212° á 0,050”

Lob Center: 114°

Levante: 7,1 mm

Overlap á 0,050" = - 16°

 

Comando 260SS ( 4 e 6 Cilindros - Simétrico )  

APLICAÇÃO: TURBO E ASPIRADO

Duração: 212° x 212° á 0,050”

Lob Center: 110°

Levante: 7,1 mm

Overlap á 0,050" = - 8°

 

Comando 268T ( 4 e 6 Cilindros - Assimétrico ) 

APLICAÇÃO: TURBO

Duração: 229° x 225° á 0,050”

Lob Center: 114°

Levante: 7,25 x 7,54 mm

Overlap á 0,050" = - 1°

 

Comando 268SS (4 e 6 Cilindros - Simétrico )  

APLICAÇÃO: ASPIRADO

Duração: 218° x 218° á 0,050”

Lob Center: 110°

Levante: 7,25 mm

Overlap á 0,050" = - 2°

 

Comando 278S (4 e 6 Cilindros - Simétrico)  

APLICAÇÃO: ASPIRADO

Duração: 238° x 238° á 0,050”

Lob Center: 109°

Levante: 7,62 mm

Overlap á 0,050" =  20°

 

Comando 278T (4 e 6 Cilindros - Simétrico)  

APLICAÇÃO: ASPIRADO E TURBO

Duração: 238° x 238° á 0,050”

Lob Center: 114°

Levante: 7,62 mm

Overlap á 0,050" =  10°

 

Comando 298S ( "4 por encomenda" e 6 Cilindros - Simétrico) 

APLICAÇÃO: ASPIRADO

Duração: 254° x 254° á 0,050”

Lob Center: 106°

Levante: 8,57 mm

Overlap á 0,050" = 42°

 

COMO ESCOLHER UM COMANDO PARA SEU PROJETO?  VOCÊ PRECISA DE CONFORTO, CONFORTO E POTÊNCIA, POTÊNCIA ?

 

ATRAVÉS DO OVERLAP CALCULADO A 0,050" DE LEVANTE DO COMANDO PODEMOS ANALISAR ESSES PONTOS, VEJA ABAIXO:

 

OVERLAP ATÉ -20° á -10°  ( MUITO MELHOR QUE UM 250S , MARCHA LENTA E CONFORTO 100%)  ( MUITO CONFORTO EM VIAGENS ). 

 

OVERLAP DE -10° ATÉ 0° É UTILIZADO NA RUA COM MARCHA LENTA OCIOSA ATÉ OS 1500 RPM. ( MOTOR ESPERTO DE RUA).

OVERLAP DE 0° ATÉ 20° POTÊNCIA NA RUA COM MARCHA LENTA OCIOSA ATÉ OS 2000 RPM. ( MOTOR FORTE DE RUA, RUIM DE PASSEAR ).

OVERLAP DE 20° ATÉ 30° MARCHA LENTA BASTANTE OCIOSA, COMANDO DE MUITO GIRO ( RUA FORTE E PISTA ).

OVERLAP ACIMA DE 40° RECOMENDAMOS PARA ( ARRANCADA, PISTA E BRINCADEIRAS DE RACHAS ).

 

 

A SEGUIR IMAGENS DE KIT OPALA 4 E 6 CILINDROS COMPLETOS

 

 

 

 

 

 

PARA ORÇAMENTOS E PEDIDO, NOS MANDE E-MAIL PARAclassicracingparts@gmail.com ou chame em nossos telefones 044 9 9182-9220 ou 033 9 8419-0312

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