Melhoras em 6 Cilindros de Opala
O motor 6 cilindros da linha Opala se consagrou pelo enorme torque e conforto que proporcionava aos seus passageiros. Com a crise do petróleo na década de 70 os preços dos combustíveis subiram gradativamente fazendo com que a GMB mudasse o seu foco e equipasse mais unidades da linha Opala com motor 4 cilindros.
Com essa estratégia perspicaz permitiu mais vendas e longevidade ao veículo,onde possibilitou a diminuição do consumo em relação ao motor de 6 cilindros e seu próprio custo, ao mesmo tempo preservou as demais características que fizeram do Opala um sucesso (ex. conforto, confiabilidade mecânica, etc). Grande parte dos Opalas fabricados na década de 70 e 80 eram 4 cilindros a gasolina ou álcool. Os motores a álcool vieram a partir de 1982 na versão 4 cilindros e em 84 na versão 6 cilindros.
Apesar da importância histórica do motor 4 cilindros 151" e 153", o 230" e 250" com seus 6 cilindros em linha, faz sucesso por onde passa com seu maravilhoso ronco. Na época esse motor demonstrava excelência no quesito torque e conforto de rodagem, mais confiabilidade em ultrapassagens. Na década de 70 a GMB lançou o famoso motor 250S, o mais esportivo da época que andava junto com os V8´s concorrentes. Foram modificações, principalmente no comando de válvulas de maior duração e levante, com a adoção de tuchos mecânicos, carburador de corpo duplo ( Weber 446), taxa foi aumentada de 7,5:1 para 7,8:1 e outros que permitiram aos pilotos da antiga Stock Car vencerem muitas corridas, com pequenas modificações, por exemplo usando escapes dimensionados e Weber 40.
Seguindo este pensamento de melhoria tal qual fez a GMB na década de 70 com o 250S, atualmente temos várias opções e preparação para este ícone motor. Há muito potencial para ser tirado com a adoção das peças certas e mão de obra especializada.
Todos os donos de Opalas sempre teve vontade de dar aquela "apimentada", com isso a primeira coisa que vem em mente é: Preciso melhorar a potência do meu Opala, mas como fazer isso?
Pensando nisso, a Classic Racing Parts irá listar para vocês os passos mais viáveis e comprovados para dar um upgrade em seu poderoso 6 cilindros, veja por ordem de prioridades:
Com isso a Classic Racing Parts, vai listar a vocês os passos mais viáveis em ordem de grandeza para dar um UP no seu 6 Cilindros.
1° ( Trocar o Carburador Original Restritivo)
Independente se seu motor é a álcool ou gasolina essa é a primeira escolha a se fazer, melhora muita a saúde do motor da ordem de 10 á 15%.
Nós da Classic Disponibilizamos este kit, segue a imagem abaixo:
2° ( Trocar o Escapamento Original por Dimensionado)
Após essa evolução no quesito alimentação, o seu motor precisa de escape, pois ele já estará com um bom folego, como segue abaixo:
3° ( Trocar o Comando de Válvulas )
O comando de válvulas do motor original é absurdamente " manso" ele possui a mesma configuração do 4100 do Opala 6 cilindros, sua ficha técnica é:
Duração: 171°x171° á 0,050" , 105 de lob center e 5,6 mm de levante.
A Classic Racing Parts, lançou recentemente o comando 260S , que já têm melhora significativa mesmo em motor totalmente original, como segue o vídeo abaixo:
Porém há versões mais esportivas como também os comandos 268S, como segue o vídeo abaixo:
Nós também temos versões de comando mais esportivas como o 278S, que exigem mais de profissionais e trabalhos de cabeçotes para ter um bom rendimento, como no vídeo abaixo:
4° ( Fazer um bom trabalho de cabeçote, mesmo que seja um estágio "leve" como o 1 por exemplo)
Quanto se trata de preparação nos motores 4cil e 6cil da linha Opala uma das primeiras coisas que devemos dar muita atenção é o cabeçote. Os cabeçotes que equiparam esses motores originalmente possuem muita restrição de fluxo de gases e se mostram muito turbulentos. Tratando-se de regime turbulento o mesmo se faz necessário para a perfeita queima dos gases carburantes.
Nós da Classic Racing Part´s, criamos vários estágios de preparação de cabeçote com suas devidas melhorias e aplicações para atender a vários níveis de investimento. Quanto maior o estágio, melhor em fluxo será do cabeçote, assim como o investimento.
Para mais detalhes desses estágios de cabeçote acesse este link e você será direcionado para a o assunto de cabeçotes:
Serviços de Otimização ou Preparação de Cabeçotes
Nossa missão é trazer soluções definitivas e comprovadas para performance do seu automóvel clássico. Além da comercialização das peças, contamos com setor de engenharia de motores para o planejamento e execução dessas "usinas". Veja em serviços ( Simulação de Motores ). Para entrar em contato conosco acesse: http://www.classicracingparts.com.br/entre-em-contato.html Também contamos com nossa loja aqui no site e nosso E-Shop do ML: Loja Oficial Att, Equipe Classic Racing Parts